Perguntas frequentes

1-   Como conseguir o vale social ( idoso e deficiente )?

  • Você deverá procurar a Fundação Leão XIII ou o Rio-Simples(situado apenas no subsolo da Central) para a retirada de um formulário que será preenchido pelo seu médico do SUS no caso do deficiente.No caso do idoso,é feito pela internet ou nos locais indicados.

2-    A Secretaria faz doações de alimentos, roupas e etc ?

  • A SEASDH não possui serviços de distribuição de roupas e alimentos, somente em casos de emergência e em articulação com Prefeituras. Para solicitar entrada em programas sociais procure o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de seu município.

3-    Através da Secretaria consigo passagens para voltar paro meu estado ou município?

  • A Secretaria não possuí um programa que ajude a população nesse sentido. É indicado que caso esteja em situação de rua, procure um abrigo municipal para fazer a triagem com a/o assistente social, que vai avaliar o caso e a possibilidade de receber a passagem de retorno.

4-    É na Ouvidoria que se faz denúncias de maus tratos a idosos?

  • Sim, também. Anônimo ou identificado, acatamos a denúncia através do Ligue-Idoso da SEASDH (2334-5577).  A denúncia é monitorada pela Superintendência de Políticas para Pessoas Idosas  e ou/encaminhado para delegacias especializadas, MP e orgãos de defesa.

5-    Vocês são responsáveis pelo restaurante popular? Posso fazer uma denúncia sobre má alimentação ou higiene?

  • A SEASDH monitora a qualidade dos Restaurantes  Cidadãos através da Superintendência de Segurança Alimentar e Renda. Você pode encaminhar denúncias/sugestões através do telefone: 2334-5587

6-    Como conseguir a internação para dependente químico ?

  • Você deverá ligar para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde: 0800-025-5525.  Também pode buscar auxílio do CEAD – Conselho Estadual ANTI DROGAS  pelos 3399-1319 / 3399-1317 / 3399-1315

7-    Como conseguir informação sobre meu processo de indenização por ter sido preso político em dependências do Estado?

  • Estas informações para abrir processo de indenização ou prosseguimento do mesmo procure a Assessoria Jurídica da SEASDH, (021) 2334-5588

8-    Como resolver o meu problema da falta de água?

  • Procure a ouvidoria da CEDAE: 2332-3890/3892/3894

9-    Como reportar moradores de rua que estão vivendo em frente a minha residência ou estabelecimento comercial?

  • População em situação de Rua é assistida pelo município. Você deve procurar a Secretaria de Assistência Social ou a Ouvidoria da Prefeitura do seu município.

10-  Denúncias de maus tratos dentro de hospitais.

  • Você deve procurar a ouvidoria da Secretaria de Saúde (0800 025-5525) do Estado ou do seu município

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